album-art

  • Episódio 1: O Planeta da raia-chita

EPISÓDIO 1 . 08/06/2024

O PLANETA DA RAIA-CHITA

Reproduzir
Pausar
  • Episódio 1: O Planeta da raia-chita

NOTAS DO EPISÓDIO

A raia-chita ou raia-pintada (Aetobatus narinari) é uma raia pertencente à família ​​Myliobatidae, dentro da classe dos elasmobrânquios. As populações estão distribuídas ao longo de grande parte da costa do Oceano Atlântico, principalmente na zona tropical. A raia-chita está associada a ambientes costeiros, onde nada livremente em diferentes profundidades, se alimentando principalmente de crustáceos, moluscos e pequenos peixes. 

Por conta da pesca predatória e da destruição dos ecossistemas marinhos, sua população está diminuindo, e a espécie é considerada como “em risco de extinção” pela IUCN, um órgão internacional que analisa o nível de ameaça para as espécies. A reprodução das raias-chita é bastante lenta, já que a gestação dura cerca de um ano, e cada fêmea pode carregar entre um e cinco filhotes. 

 

A raia-chita é considerada uma “espécie guarda-chuva”. Isso porque ela é uma espécie carismática, mas também uma espécie predadora, e pode ajudar a controlar e conservar as outras espécies com as quais se relaciona. No Brasil, existem poucos dados sobre essa espécie.
para saber mais, acesse: 

https://www.iucnredlist.org/es/species/42564343/201613657

https://www.biodiversity4all.org/taxa/49297-Aetobatus-narinari

O Mergulhando na Conservação é um projeto que surgiu da vontade da bióloga Thamiris Karlovic e do oceanógrafo Lucas Citele de atuar e engajar mais pessoas na conservação marinha para além da universidade. Com foco na obtenção de dados sobre a raia-chita (Aetobatus narinari) no Parque Estadual da Ilha Anchieta, o projeto conta com turmas de voluntários que mergulham e fazem imagens dos costões rochosos do parque, buscando encontrar mais informações sobre a biologia e o comportamento da raia-chita. Conheça e apoie o projeto em @ mergulhando.na.conservacao

OUÇA ESSE EPISÓDIO SEM PALAVRÕES
Pausar
  • O Planeta da Raia-Chita

 

[Esse texto contém spoilers!]

No primeiro episódio de Sinal de Vida, os biólogos Gabi Longo e Lucas Andrade começam a sua jornada de um mês como voluntários em uma ilha que ninguém mora, o Parque Estadual da Ilha Anchieta. Eles vão fazer parte de um projeto de voluntariado chamado Mergulhando na Conservação, junto com outras quatro voluntárias: a Arielly, a Iara, a Yoshi e a Amanda. Chegando na Ilha, eles conhecem o alojamento, e descobrem que vão dormir todos juntos, o que pro Lucas é um alívio, porque ele estava com medo de ficar sozinho, de noite, numa ilha deserta. Aos poucos, eles vão conhecendo a equipe, e aprendendo a rotina de trabalho: todos os dias, os voluntários se dividem em 3 duplas, cada uma responsável por coletar dados em uma praia diferente. As coletas de dados eram de duas formas diferentes: o DOV (do inglês Diver Operated Video), em que, com uma câmera subaquática, eles gravavam tudo o que viam ao longo dos dois costões rochosos de cada praia, e o BRUV (do inglês Baited Remote Underwater Video), em que eles prendiam uma câmera no fundo do mar, colocavam uma isca, e a câmera filmava quem aparecesse por lá. Tudo isso, para encontrar a peça chave do projeto, um animal que é muito importante para o ecossistema, mas que pode estar desaparecendo… a raia-chita. A raia-chita é uma espécie de raia bem conhecida, mas que tem sido cada vez mais difícil de ser encontrada. Ela é escura, com pintinhas brancas, e pode chegar a mais de 2m de comprimento entre as nadadeiras. E por conta da pesca industrial, que acaba capturando acidentalmente esse e muitos outros animais (como golfinhos, tubarões, tartarugas e até outras espécies de raia), ela está ameaçada de extinção. No Brasil, nós não temos muitos dados sobre ela, e é por isso que o Mergulhando na Conservação é um projeto tão importante! Os voluntários mergulhavam todos os dias, em busca de dados que possam ajudar na conservação desse animal, e de toda a vida marinha. 

Raia-chita (Aetobatus narinari) I Créditos: Mike Smith
Raia-chita (Aetobatus narinari) I Créditos: Ilustre Floripa
Capivaras na Praia das Palmas, no Parque Estadual da Ilha Anchieta I Créditos: @ gabilongophotos
04
Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) I Créditos: Sistema Ambiental Paulista/Divulgação
Voluntários do projeto Mergulhando na Conservação (turma de março de 2023) I Créditos: acervo Sinal de Vida
Voluntários do projeto Mergulhando na Conservação (turma de março de 2023) I Créditos: acervo Sinal de Vida

VOCÊ OUVIU

Gabriela Longo

Bióloga, educadora popular e comunicadora da ciência, a Gabi adora uma aventura, e está em constante movimento. Ela já atuou em diversos projetos de conservação, de tartarugas marinhas, baleias jubarte e até lobos-guará; e de educação popular e social, e hoje é mestranda no Programa Interunidades em Ensino de Ciências, na USP. 

A Gabi é uma das produtoras e narradoras do podcast Sinal de Vida, um projeto que ela tem certeza que mudou a sua. 

Lucas Andrade

O Lucas é biólogo, desenhista e especialista em comunicação pública da ciência (UFMG). Ele nasceu e cresceu no Jardim Iporanga, periferia da zona sul de São Paulo, e sempre buscou conectar seus dois mundos por meio da arte, de narrativas… e da resenha! Ele é um dos produtores do podcast Alô, Ciência?, faz parte do OCorre Coletivo, e já publicou diversos quadrinhos, e um deles, o “Inimigo Invisível”, ganhou o prêmio HQ Mix! O Lucas é um dos produtores e narradores do podcast Sinal de Vida, e ainda assina as artes de cada um dos episódios! 

Joyce Moura

Joyce é discente do sétimo semestre do curso de Ciências Biológicas com habilitação em biologia marinha e gerenciamento costeiro na UNESP IB/CLP – Instituto de biociências do Litoral Paulista; São Vicente – SP e possui formação técnica profissional em medicina veterinária. Atualmente, desenvolve projeto de Iniciação científica em parceria com o Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e o Projeto Mergulhando na Conservação.

Lorenzo Giampaolo

Lorenzo é graduando em ciências biológicas pela Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, e faz parte do projeto Mergulhando na Conservação.

Lucas Citele

Mestre em Ciências (Oceanografia) pela Universidade de São Paulo – USP. Possui graduação em Oceanografia pelo Centro Universitário Monte Serrat (2016). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Licenciamento Ambiental, Unidades de Conservação, Ecoturismo e Meio Ambiente.

Iara Amaral

A Iara é bióloga e mestranda em oceanografia pela UFES, e fez parte da turma 5 do projeto Mergulhando na Conservação.

Yara Yoshino

A Yara é estudante de biologia marinha na Universidade de Brasília, e fez parte da turma 5 do projeto Mergulhando na Conservação.

Arielly Rodrigues

A Ari é guia de turismo em Ubatuba e biomédica, e fez parte da turma 5 do projeto Mergulhando na Conservação.

Amanda de Vito

A Amanda é bióloga, e fez parte da turma 5 do projeto Mergulhando na Conservação.

Carolina Yumi Kian

A Carol é oceanógrafa e foi a coordenadora da turma 5 do projeto Mergulhando na Conservação.

Agradecimentos especiais:

André Casas

http://lattes.cnpq.br/5720971446393976

 

André Casas é Professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Tem experiência em Zoologia, com ênfase em Anatomia, Função e Evolução dos peixes. 

APOIO

serrapilheira_logonegativo_transparencia

CONTATO

contato@sinaldevidapodcast.com.br