- Episódio 5: O Grande Dia
EPISÓDIO 5 . 29/06/2024
O GRANDE DIA
NOTAS DO EPISÓDIO
A raia-chita ou raia-pintada (Aetobatus narinari) é uma raia pertencente à família Myliobatidae, dentro da classe dos elasmobrânquios. As populações estão distribuídas ao longo de grande parte da costa do Oceano Atlântico, principalmente na zona tropical. A raia-chita está associada a ambientes costeiros, onde nada livremente em diferentes profundidades, se alimentando principalmente de crustáceos, moluscos e pequenos peixes.
Por conta da pesca predatória e da destruição dos ecossistemas marinhos, sua população está diminuindo, e a espécie é considerada como “em risco de extinção” pela IUCN, um órgão internacional que analisa o nível de ameaça para as espécies. A reprodução das raias-chita é bastante lenta, já que a gestação dura cerca de um ano, e cada fêmea pode carregar entre um e cinco filhotes.
A raia-chita é considerada uma “espécie guarda-chuva”. Isso porque ela é uma espécie carismática, mas também uma espécie predadora, e pode ajudar a controlar e conservar as outras espécies com as quais se relaciona. No Brasil, existem poucos dados sobre essa espécie.
para saber mais, acesse:
https://www.iucnredlist.org/es/species/42564343/201613657
https://www.biodiversity4all.org/taxa/49297-Aetobatus-narinari
O Mergulhando na Conservação é um projeto que surgiu da vontade da bióloga Thamiris Karlovic e do oceanógrafo Lucas Citele de atuar e engajar mais pessoas na conservação marinha para além da universidade. Com foco na obtenção de dados sobre a raia-chita (Aetobatus narinari) no Parque Estadual da Ilha Anchieta, o projeto conta com turmas de voluntários que mergulham e fazem imagens dos costões rochosos do parque, buscando encontrar mais informações sobre a biologia e o comportamento da raia-chita. Conheça e apoie o projeto em @mergulhando.na.conservacao
Depois de um mês sem sucesso em encontrar a raia-chita, mas encontrando tantas outras histórias, a equipe de voluntários se prepara para se despedir da Ilha Anchieta. Mas na penúltima noite, eles tiveram uma nova informação: o Val, um dos seguranças da Ilha, disse que costuma ver duas raias-chita nadando na praia do Sul, mais ou menos às 6h30 da manhã. Essa era a última chance, então, às 5h do dia seguinte, todos estavam se arrumando para pegar a trilha até a praia do Sul. Eles mal sabiam que esse seria o melhor megulho de suas vidas!
[O texto abaixo contém SPOILERS!]
Estava frio, porque o sol ainda não tinha aparecido. Depois de nadar por 20 minutos seguindo uma tartaruga de pente, a equipe decidiu voltar. E para a surpresa de todos, ali estava uma raia-chita, escondida entre as rochas! Ela passou pelo meio do grupo, e desapareceu no oceano! Todos comemoraram muito, e continuaram nadando na direção da praia, satisfeitos. Quase chegando na areia, qual foi a surpresa do grupo em encontrar uma segunda raia-chita! Essa era maior, e ficou ali por um tempo! No último dia, o tão esperado encontro chegou!
Mas o dia mal tinha começado. Cada dupla foi para a praia em que iria coletar os dados, e por sorte, a Gabi e o Lucas ficaram na praia do Sul. Sabendo que tinha raia naquele mar, eles logo voltaram para a água. E alguns minutos depois, o inimaginável… mais uma raia-chita apareceu! Os dois acompanharam essa raia por quase 10 minutos, quando (sem brincadeira) apareceu MAIS UMA, ao mesmo tempo! E ai… bom, o resto é história, e o nosso spoiler termina por aqui!
VOCÊ OUVIU
Gabriela Longo
Bióloga, educadora popular e comunicadora da ciência, a Gabi adora uma aventura, e está em constante movimento. Ela já atuou em diversos projetos de conservação, de tartarugas marinhas, baleias jubarte e até lobos-guará; e de educação popular e social, e hoje é mestranda no Programa Interunidades em Ensino de Ciências, na USP.
A Gabi é uma das produtoras e narradoras do podcast Sinal de Vida, um projeto que ela tem certeza que mudou a sua.
Lucas Andrade
O Lucas é biólogo, desenhista e especialista em comunicação pública da ciência (UFMG). Ele nasceu e cresceu no Jardim Iporanga, periferia da zona sul de São Paulo, e sempre buscou conectar seus dois mundos por meio da arte, de narrativas… e da resenha! Ele é um dos produtores do podcast Alô, Ciência?, faz parte do OCorre Coletivo, e já publicou diversos quadrinhos, e um deles, o “Inimigo Invisível”, ganhou o prêmio HQ Mix! O Lucas é um dos produtores e narradores do podcast Sinal de Vida, e ainda assina as artes de cada um dos episódios!
Arielly Rodrigues
A Ari é guia de turismo em Ubatuba e biomédica, e fez parte da turma 5 do projeto Mergulhando na Conservação
APOIO