- "SDV_EP06_Master (sem censura)-low_NOVA10jul".
EPISÓDIO 6 . 06/07/2024
Serendipidade
NOTAS DO EPISÓDIO
1. O ICMBIO sempre oferece diversos programas de voluntariado em unidades de conservação, em todos os estados do Brasil! Esse link mostra os programas que estão buscando voluntários atualmente: https://sejaumvoluntario.sisicmbio.icmbio.gov.br/voluntariado/chamadas/publico/
2. Assim como o ICMBIO, a Fundação Florestal também oferece programas de voluntariados nas unidades de conservação do estado de São Paulo. Você pode encontrar os programas abertos nesse link: https://fflorestal.sp.gov.br/tag/programa-de-voluntariado-da-fundacao-florestal/
3. Como ser voluntário no Parque Estadual da Ilha Anchieta? No link abaixo, você vai encontrar o passo a passo de como se inscrever para o voluntariado no PEIA. Outra opção é seguir o parque no Instagram (@parqueestadualilhaanchieta), e acompanhar os programas e vagas. https://www.io.usp.br/index.php/avisos/oportunidades/755-programa-de-voluntarios-parque-estadual-da-ilha-anchieta.html
Existe uma proposta de criação do Parque Estadual Marinho Tartaruga de Pente, na área marítima que cerca a Ilha Anchieta. Para saber mais e acessar a consulta pública, você pode visitar esse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWIdOhLbp_ChcM8vFqZDydQbe4A_xAxpoWVCXmgsVzJsPybA/viewform
Ele está bem completo, e traz todas as informações sobre a possível criação desse parque.
Ao longo do episódio, a gente citou algumas fontes de informações sobre a biodiversidade marinha e a sua conservação. Seguem as nossas recomendações:
Para se aprofundar nos temas que abordamos nesse episódio a gente fez uma playlist pra você ouvir alguns episódios do “Alô, Ciência?”. Nele fazemos um podcast mais tradicional, baseado em entrevistas e bate-papos sobre ciência:
– Alô Ep. 107: A onça faz falta?: Liberação do mesopredador – As consequências de sumirmos com os predadores de topo de cadeia, que pode desequilibrar um ecossistema inteiro.
– Alô Ep. 58 Invasões Biológicas – Definimos melhor o que é uma espécie invasora e damos vários exemplos em diferentes ecossistemas, inclusive falamos sobre essa questão da Ilha Anchieta.
– Alô Ep.23 Por que o mundo é verde? – Falando sobre cadeias alimentares, mostramos a importância do papel dos produtores de energia (ou seja, plantas e algas).
– Alô Ep.67: Plástico: recusar canudinho vai nos salvar? – Se preocupou com a sobrepesca? Então você deve também se preocupar com o problema do plástico no mundo inteiro. Um dos episódios mais impressionantes (e necessários) do Alô.
– Alô Ep.140 Histórias de Campo: o Bom e o Ruim de Viajar na Natureza – Episódio descontraído para rirmos e contarmos histórias bizarras de campo.
– #111 Sufocamento das Universidades: crise ou projeto? – Um olhar mais político sobre a falta de investimento na Ciência brasileira.
Atenção! O Sinal de Vida tá concorrendo ao Prêmio MPB – Melhores podcasts do Brasil na categoria Natureza! Acesse o site premiompb.com.br e vote na gente!
Um dos momentos mais importantes de uma viagem é a volta. A volta é o momento que nós olhamos para tudo o que vivemos e encontramos os mais diversos significados para cada momento, para cada história. Nesse episódio, a Gabi e o Lucas contam o que mudou depois do registro do grande dia, na conservação da raia-chita, na Ilha Anchieta e nas suas próprias vidas.
Depois de mais de um ano desde a aventura na Ilha Anchieta, a Gabi e o Lucas trazem novidades! O registro do episódio anterior vai virar uma nota científica! Inclusive, é por isso que o vídeo não está aqui, no nosso site ainda: até a nota ser publicada, a gente precisa que guardar ele direitinho.
Mas não é só na ciência que esse registro pode causar repercussão! Existem algumas políticas públicas que podem ser beneficiadas com mais informações sobre o uso do entorno do Parque pelas raias-chita: atualmente, está em consulta pública a criação de uma unidade de conservação marinha naquele local, o Parque Estadual Marinho Tartaruga de Pente. O registro das raias pode influenciar na criação desse parque e de outras medidas contra a pesca predatória e industrial.
E se você pensou que a história bizarra da Ilha Anchieta tinha acabado a Gabi e o Lucas te contam mais um evento que aconteceu em 1983: a introdução de várias espécies invasoras na Ilha! Pode parecer estranho dizer que elas são invasoras, já que a maioria são espécies brasileiras mesmo. Mas essas espécies não existiam na Ilha e, quando foram levadas pra lá, se reproduziram desenfreadamente e causam até hoje grandes desequilíbrios ambientais. A maioria delas, você já conhece: capivaras, macaco-prego, sagui, quati etc… Inclusive, essa é outra novidade sobre a Ilha: o manejo dessas espécies. Para entender melhor, dois biólogos que trabalham no Parque conversaram com a gente e explicaram os próximos passos! P
VOCÊ OUVIU
Gabriela Longo
Bióloga (USP), educadora popular e comunicadora da ciência, a Gabi adora uma aventura, e está em constante movimento. Ela já atuou em diversos projetos de conservação, de tartarugas marinhas, baleias jubarte e até lobos-guará; e de educação popular e social, e hoje é mestranda no Programa Interunidades em Ensino de Ciências, na USP.
A Gabi é uma das produtoras e narradoras do podcast Sinal de Vida, um projeto que ela tem certeza que mudou a sua.
Lucas Andrade
O Lucas é biólogo (USP), desenhista e especialista em comunicação pública da ciência (UFMG). Ele nasceu e cresceu no Jardim Iporanga, periferia da zona sul de São Paulo, e sempre buscou conectar seus dois mundos por meio da arte, de narrativas… e da resenha! Ele é um dos produtores do podcast Alô, Ciência?, faz parte do OCorre Coletivo, e já publicou diversos quadrinhos, e um deles, o “Inimigo Invisível”, ganhou o prêmio HQ Mix! O Lucas é um dos produtores e narradores do podcast Sinal de Vida, e ainda assina as artes de cada um dos episódios!
André Casas
http://lattes.cnpq.br/5720971446393976
André Casas é Professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Tem experiência em Zoologia, com ênfase em Anatomia, Função e Evolução dos peixes.
Joyce Moura
Joyce é discente do sétimo semestre do curso de Ciências Biológicas com habilitação em biologia marinha e gerenciamento costeiro na UNESP IB/CLP – Instituto de biociências do Litoral Paulista; São Vicente – SP e possui formação técnica profissional em medicina veterinária. Atualmente, desenvolve projeto de Iniciação científica em parceria com o Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e o Projeto Mergulhando na Conservação.
Lorenzo Giampaolo
Lorenzo é graduando em ciências biológicas pela Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, e faz parte do projeto Mergulhando na Conservação.
Thamiris Karlovic
A Thamíris é bióloga e atualmente Pesquisadora associada ao projeto Mission Atlantic lotada no estudo de caso da Cordilheira Mesoatlântica Sul (SOMAR), no Instituto Oceanográfico da USP. A Thamy é uma das criadoras e coordenadoras do projeto Mergulhando na Conservação.
Priscila Saviolo
A Priscila é oceanógrafa formada pelo Instituto Oceanográfico da USP, e gestora do Parque Estadual da Ilha Anchieta, atuando na Fundação Florestal há quase 15 anos.
Paula Arruda
A Paula é bióloga e faz parte da equipe de monitoramento de primatas e de educação ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Diego Bellini
O Diego é biólogo e fez parte da equipe de monitoramento de primatas e de educação ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Atualmente, atua na Ilha Anchieta pela permissionária.
APOIO